Revista

Revista

Acesse aqui a Revista de Criminologias Contemporâneas


Sobre a revista:
A Revista de Criminologias Contemporâneas (RCC), periódico científico editado pelo Grupo de Estudos em Criminologias Contemporâneas (GECC), tem como principal função comunicar, da forma mais ampla possível, o resultado de pesquisas nas áreas das ciências criminais, direito penal e direito processual penal, abrangendo temas contemporâneos referentes ao crime, ao criminoso, à violência, à vítima, ao controle social e ao dano social.
Como um trabalho voluntário executado por membros e parceiros do GECC, a RCC executa uma prestação de serviço gratuito voltado à pesquisadores, estudantes e profissionais, sendo o compromisso final garantir acesso amplo e atualizado ao conhecimento gerado. As publicações da RCC visam a democratizar o acesso ao conhecimento, sendo, portanto, de conteúdo livre, online e gratuito.

Foco e escopo:
A RCC publica artigos de desenvolvimento teórico ou pesquisa teórico-empíricas, além de ensaios e resenhas nas áreas das ciências criminais, direito penal e direito processual penal. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são aceitas, visando ao caráter interdisciplinar, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Os artigos devem abordar questões contemporâneas de importância regional e/ou global que tragam contribuições inéditas e garantam o debate para novas teorias, estudos, pesquisas ou políticas criminais. Manuscritos que apresentem conteúdo inconclusivo e que reforcem a necessidade de novos estudos também são bem-vindos.

Público-alvo:
Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de foco e escopo da revista.

Requisitos:
Artigos teóricos, teórico-empíricos, ensaios e resenhas enviados à RCC devem ser inéditos e não estar em avaliação para publicação em outro periódico ou veículo de divulgação. Artigos completos publicados em anais de congresso, por serem considerados working papers (trabalhos em andamento) podem ser submetidos desde que informados aos editores e estejam finalizados em algum dos formatos aceitos pela revista. Os manuscritos submetidos à RCC devem ser redigidos em português ou inglês.

Periodicidade:
Semestral, com possibilidade de edições extras especiais.

Avaliação:
Os manuscritos submetidos à avaliação para a RCC passarão por uma análise inicial pelos editores para verificar a aceitabilidade e cumprimento dos pré-requisitos de submissão (desk review). Se os manuscritos estiverem de acordo com as exigências editoriais passará para a avaliação cega dos pares (double-blind review). Quaisquer referências de identificação aos autores devem ter sido removidas antes do envio. Se o artigo for encaminhado para o processo de avaliação cega dos pares, os arquivos sem identificação dos autores serão enviados a dois revisores com experiência relacionada ao tema do artigo. Os revisores fornecerão relatórios sobre o artigo. Se os revisores não fornecerem respostas consistentes, os editores tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos revisores ou enviarão o artigo para um terceiro revisor. A revista notificará o autor de sua decisão de aceitar, aceitar com alterações e/ou restrições ou rejeitar o artigo. A aceitação de artigos geralmente depende de fazer alterações de acordo com os comentários do revisor. Após a aceitação, o artigo será submetido a revisão gramatical, verificação de formatação, diagramação e, em seguida, atribuído a um volume e edição para aguardar publicação online. O prazo de avaliação será de 90 dias corridos.

Comitê Editorial:
Editor-chefe: Diego da Rosa dos Santos
Editores: Alana Katiúscia Schütz da Silva, Carlos Adalberto Ferreira de Abreu, Caroline Teles Candido, Jéssica Veleda Quevedo, Ketrim Bueno de Fraga, Leandro Ayres França, Leandro Ferreira de Paula, Luana Ramos Vieira e Vanessa Cerezer de Medeiros.