Dicionário Criminológico

Dicionário Criminológico

O Projeto de Dicionário Criminológico do GECC é desenvolvido com o propósito de ser uma obra de referência para pesquisadores e um registro histórico de questões contemporâneas. Os autores participaram ou participam, direta ou indiretamente, das atividades e dos encontros do grupo de estudos. A produção dos textos é feita em processo conjunto, no qual os autores acompanham o desenvolvimento dos trabalhos uns dos outros, e em fases para o melhor aproveitamento do aprendizado e a padronização do conteúdo. Todos os artigos são organizados e revisados por participantes selecionados. O projeto é coordenado por Leandro Ayres França e conta com a parceria editorial do Canal de Ciências Criminais.

 

 

Dicionário Criminológico do Grupo de Estudos em Criminologias Contemporâneas

Coord.: Leandro Ayres França
Org.: Jéssica Veleda Quevedo e Carlos Adalberto Ferreira de Abreu

Verbetes da primeira edição (ISBN 978-85-92712-50-1), 2020: Big data, Colarinho-branco, Contrabando de migrantes, Crimes contra humanidade, Crimes de ódio, Crimigração, Criminologia feminista, Criminologia verde, Cultura do estupro, Democracia, Desobediência civil, Detecção de mentiras, Direitos dos animais, Encarceramento em massa, Estado de exceção, Estilo, Feminismo, Genocídio do jovem negro, Governando através do crime, Justiça restaurativa, Maus-tratos aos animais, Medidas de segurança, Medo, Misoginia, Neurocriminologia, Newsmaking criminology, Operação Lava Jato, Polícia preditiva, Pornografia de vingança, Psicopatia, Risco, Ruptura representativa, Tanatopolítica, Técnicas de neutralização, Teoria do etiquetamento, Teoria do link, Vazamento (leaking).

Verbetes da segunda edição (ISBN 978-65-87298-10-8), 2021: A pena no Brasil, Abolicionismo penal, Bandido bom é bandido morto, Colaboração premiada, Controle social, Criminologia visual, Criminologias cyber, Dispositivo, Distopia, Ecofeminismo, Especismo, Eugenia, Genocídio, Lei Maria da Penha, Missão de paz, Modos de ação penal, Necropolítica, Penas alternativas, Racismo ambiental, Racismo estrutural, Revitimização, Serial killer, Sociedade espetacular, Teoria de agência, Teoria do espelho, Teoria econômica do crime, Terrorismo, Vitimização ambiental, Zemiologia e os verbetes da edição anterior.

Verbetes da terceira edição (ISBN 978-65-87298-14-6), 2022: Anomia, Black Lives Matter, Criminologia, Fake news, Financeirização, Gentrificação, Importunação sexual, Linchamento, Lobby, Patriarcado, Política criminal, Precariedade, Sociologia do desvio, Stealthing e os verbetes das edições anteriores.